quinta-feira, 15 de abril de 2010

África: muito além do futebol


ÁFRICA: MUITO ALÉM DO FUTEBOL




Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Componente Curricular: Pluralidade Cultural

Tema: África: Cultura,magia e futebol


Dados da aula

Objetivos geral:

- Compreender a formação da cultura Brasileira sobre a influência dos afrodescendentes através do acontecimento esportivo “Copa do Mundo de Futebol 2010”

Objetivos Específicos:

  • Diferenciar cultura , povos e símbolos através das bandeiras;

  • Orientar -se localizando no mapa-múndi o país Brasil e o continente África ;

  • Conhecer a formação e desenvolvimento dos povos africanos e brasileiros;

  • Conscientizar sobre as diferenças raciais de cada um através de histórias, poemas,contos e produção de textos;

  • Conhecer através de imagens a diversidade da fauna africana;

  • Desenvolver habilidades motoras através da decomposição das formas geométricas;

  • Trabalhar os valores da amizade, companheirismo e espírito de equipe.

  • Proporcionar uma reflexão sobre a importância do espirito esportivo aos educandos através do jogo:futebol de botões .

Duração: 15 dias

Encaminhamentos iniciais:

  • Explanação oral sobre o tema;

  • Questionamento sobre conhecimento prévio da África e a copa do mundo;

  • Apresentar para os educandos os sub-itens a serem desenvolvidos no decorrer das aulas.

Estratégias e recursos utilizados:

  • Filme(O rei leão III, Timão e Pumba); História(menina bonita do laço de fita);Pesquisas sobre as bandeiras, seleção e dia de jogos da África e Brasil (site:www.google.com.br);

  • Dobraduras e animais da áfrica; Resgate de Brincadeiras afrodescendente;

  • Geografia: mapas e bandeiras; África X Brasil;

  • História: Berço das civilizações – África e a linha do tempo;

  • Português: Texto: Menina bonita do laço de fita;

  • Ciências: Animais da África, habitat e os mascotes da copa;













  • Matemática: Dobraduras dos animais; mascotes com formas geométricas, cores e confecção do jogo da memória.












  • Ensino Religioso: História “O dono da bola”. Trabalha valores.

  • Artes: Confeccionar o jogo: futebol de botão.


Atividades:



Geografia: Apresentação do mapa múndi localizando os seis continentes enfatizando a África como sede da Copa do Mundo e o Brasil país em que vivemos; fazer um paralelo entre estes registrando um quadro de semelhanças e diferenças (espaço, formato do mapa, povos, entre outros);














História: A partir da história da África encontrada em livros de 4° ano e ou sites de pesquisa, introduzindo para uma atividade dinâmica.

Reunindo-se em grupos para apresentação de três etapas da história, sendo elas:

Primeira: Escravidão na África;

Segunda: Liberdade;

Terceira: Conquista do trabalho.

Cada grupo apresentará em forma de teatro, elaborando seus contextos a partir dos questionamentos:

1- Como rea a escravidão dos africanos na África?

2- Quem libertou os africanos e como iniciou a independência econômica dos mesmos?

3- Hoje como vivem os afrodescendentes no Brasil?Quais suas principais profissões?

Com a apresentação em seqüência dos três grupos formará uma linha do tempo que nos levará a uma reflexão sobre desenvolvimento histórico dos afrodescendentes.

Dinâmica: Negrinhos da África

Formação: Dois grupos

Desenvolvimento: Definir o grupo que iniciará a brincadeira realizando a mímica. Dar um tempo para os grupos se organizarem e escolher um ofício (profissão) para imitar.

Inicia com um dos grupos indo em direção ao outro e dizendo a seguinte frase: “Nós somos os negrinhos da África!”

O Grupo seguinte responde: “Que ofício vocês tem?”

Então o grupo anterior começa a realizar mímicas, sendo que o outro grupo deverá adivinhar em 3 tentativas; se acertar o ofício que está sendo imitado a equipe marca ponto caso contrário a outra equipe é quem marca. A cada rodada inverter a equipe que realiza as mímicas.

Ao final de um determinado tempo, vence a equipe que marcou mais pontos.

Sugestão: Pode ser realizada de forma diferente, delimitando o espaço entre as equipes com duas cordas e ao invés de marcar ponto ao adivinhar, a equipe que está realizando as mímicas deverá correr até sua corda escapando do outro grupo que tentará resgatar os adversários antes que eles ultrapassem a mesma. Vence a equipe que ao final tiver o maior número de participantes.

Português: Contação de história do livro: Menina bonita do laço de fita; http://picasaweb.google.com/andreia.panaggio/LivroMeninaBonitaDoLaODeFita#5189591008115078338

Interpretação oral; produção de texto (sugestão; relacionar com o tema em questão – África e Copa do mundo); história em quadrinho ou em sequência para trabalhar o diálogo; gramática e ortografia.


Ciências: Assistir o filme: Rei Leão III “hakuna batata”; site para baixar o filme: http://www.baixarfilmesavi.com/baixar-filme-o-rei-leao-3-hakuna-matata-dublado pelo fato do filme ter a África como cenário, identificar os animais e seu habitat natural, cadeia alimentar dando enfase ao tigre mascote símbolo da copa 2010;








Matemática: Dobraduras dos animais da África e construção das bandeiras brasileira e africana com formas geométricas e cores.

Ensino Religioso:

Trabalhar os valores da amizade, companheirismo e espírito de equipe.

História sobre futebol: O Dono Da Bola (conta a história de um menino que por ser dono da bola agia com egoísmo e individualidade esquecendo do companheirismo e o valor da amizade).http://www.scribd.com/doc/7315396/Ruth-Rocha-O-Dono-Da-Bola

Artes: Confeccionar o jogo: futebol de botão, utilizando material reciclável (tampinhas de garrafa pet). Como sugestão pode-se fazer uma mini- copinha, onde os educandos representarão cada país, com marcação de pontos e classificação de cada país participante.

Avaliação:

A avaliação se efetiva na prática diária, por meio da observação e registros da atuação dos alunos nos aspectos que integram o processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação do projeto através do questionamento:

-Participei com interesses nas atividades?

-Escreva o que mais gostou no projeto?

-Encontrei dificuldades para realizar as tarefas? Quais?


Referências:

Sites:

Para encontrar os mapas – tocolando.blogspot.com.mapas

Visualizar as bandeiras: África – dona dani.wordpress.com

Brasil – www.quebarato.com.br

Animais africanos – www.giramania.com.br


Professoras: Ana Paula Bueno e Daniela Serraglio.

Xanxerê – SC

3 comentários:

  1. Olá
    adorei sua aula, criativa, otimo tema, muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que ótima essa aula muito criativa,hehehehe,claro a dupla dinâmica que elaborou....

    ResponderExcluir